Acordo de área de livre comércio do
sul da Ásia (SAFTA)
Foi
alcançado em 6 de janeiro de 2004 em Islamabad, Paquistão. Ele criou uma zona de
comércio livre em Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka.
Países integrantes do SAFTA
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_de_livre_com%C3%A9rcio_do_sul_da_%C3%81sia#/media/File:SAARC.PNG
O
acordo de SAFTA entrou em vigor em 1 de janeiro de 2006 e desde então opera
após a ratificação do acordo pelos sete governos.
O SAFTA
exige que os países em
desenvolvimento no sul da Ásia reduzam os direitos aduaneiros até 20% na primeira fase
de dois anos, terminada em 2007.
Os países
menos desenvolvidos na Ásia do Sul têm mais três anos para reduzir as tarifas à zero. Índia
e Paquistão assinaram, mas não ratificaram o Tratado.
O Comércio
Marítimo no Sudeste Asiático
A região
Ásia-Pacífico pode ser identificada como um centro de comércio, demonstrado
pela dimensão das frotas regionais, pelos grandes e pelo número de navios que
navegam na região.
O
crescimento regional tem provocado uma crescente demanda por contentores e navios
para transportar as mercadorias, fazendo aumentar o volume de negócios dos
portos regionais e do tráfego marítimo regional, que é estimulado por uma
contínua intensificação das trocas comerciais intra e inter-regional.
Cerca de
80% da região do Sudeste Asiático é constituída por mar, as ilhas e penínsulas
da região estão situadas entre os oceanos Pacífico e Índico, sendo como uma
fronteira para principais artérias de comunicação e comércio mundial.
Sudeste Asiático
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqKY5cHRPgN14oePBDR13LgD0WriqhS0QG_D8jpPT3xyB-KcoI87ucWM5Tr8wRGzHHAZRoj2wG3IPVA8vRZjffb9OjBJEUwNjY5hFqU3rKRSwNk5HVZGZzpqW8MrTdvNHMpo5PDYDJWV8/s400/3731092598_3c1c5d4879.jpg
O setor
de transporte marítimo que mais tem crescido é o de contentores, o qual a Ásia
detém cerca de 60% do global, segundo o “Relatório do transporte marítimo de
2010”.
Outro
fator importante, que demonstra a importância da região Ásia-Pacífico no
comércio marítimo mundial é o fato de 8 dos 10 portos mais movimentados no
mundo estarem localizados na Ásia oriental.
Porto na Ásia oriental
http://www.vencerbarreiras.com/wp-content/uploads/2013/01/porto_de_shangai_china.jpg
Comércio Asiático
A Área de
Livre Comércio entre a Associação de Nações do Sudeste Asiático e a China, que
pode ser abreviada para ALCAC, é uma zona de livre comércio entre os dez
Estados-membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ANSA/ASEAN) e a
República Popular da China.
Países que fazem da ALCAC
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e2/ASEAN%E2%80%93China_Free_Trade_Area.svg/400px-ASEAN%E2%80%93China_Free_Trade_Area.svg.png
O acordo
foi firmado em 4 de novembro de 2002 em Phnom Penh, Camboja, com a intenção de
criar um espaço de livre comércio entre os onze países a partir de 2010. A área
de livre comércio entrou em vigor em 1 de janeiro de 2010, tendo se tornado a
maior em termos de população e a terceira em volume de negócios
A zona de
livre comércio teve o terceiro maior volume de comércio depois do Espaço
Econômico Europeu e do Acordo de Livre Comércio da América do Norte.
Leia mais em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário