quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Judaísmo

O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida.

Originou-se por volta do século XVIII a.C., quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida. Seu desenvolvimento ocorreu de forma conjunta ao da civilização hebraica, através de Moisés, Davi, Salomão etc., sendo que foram esses dois últimos os reis que construíram o primeiro templo em Jerusalém.

Rei Salomão

Assim como o cristianismo e o islamismo, o judaísmo ensina que existe apenas um Deus, o criador do mundo. Ele expressou nos Dez Mandamentos e em outras leis o que espera das pessoas.
Os Dez Mandamentos

A escritura sagrada do judaísmo é a Bíblia hebraica. Seus cinco primeiros livros são particularmente importantes para o judaísmo e têm o nome de Torá. Esses textos explicam e interpretam as leis de Deus. O Talmude é uma coleção de leis judaicas tradicionais, juntamente com histórias e comentários sobre elas


Bíblia Hebraica
http://www.livrariaguimel.com.br/wp-content/uploads/2014/05/biblia-hebraica-stuttgartensia.jpg

Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo.
Os judeus vivem sob um pacto com Deus, segundo eles, não para benefício próprio, mas para o benefício de todo o mundo. Para o judaísmo, o pecado mais mortal de todos é o da idolatria, ou seja, a prática de adoração a ídolos e imagens.

Idolatria

O local de culto dos judeus é a sinagoga. O líder religioso de uma comunidade judaica é chamado de rabino. Ao contrário de líderes de outros credos religiosos, o rabino não é um sacerdote e não goza de status religioso especial.
O dia da semana sagrado para os judeus é o sábado, ou sabat, que começa com o pôr do sol na sexta-feira e termina com o pôr do sol no sábado. Durante esse dia, judeus ortodoxos tradicionais não fazem nada que possa ser considerado trabalho. Entre as atividades proibidas estão dirigir e cozinhar.

Símbolo do Judaísmo 

Judeus Ortodoxos




Leia mais em:




Nenhum comentário:

Postar um comentário