domingo, 13 de setembro de 2015

Climas da Ásia

O continente apresenta muitos contrastes climáticos. Ao norte seu território é corado pelo círculo polar ártico e ao sul pelo equador. Devido à variação da altitude, o continente asiático possui desde climas quentes até o mais frio.

 
http://yedaseveral.com.br/yeda-several/wp-content/uploads/2011/01/7-climas-da-asia.jpg

O relevo também é outro fator climático de grande importância, pois as montanhas e planaltos fazem as médias térmicas diminuírem, o que justifica o aparecimento de neves eternas. 
Os ventos possuem também importância na distribuição das chuvas, principalmente no sul e sudeste asiático, onde sopram as monções.
No geral, na Ásia existem os seguintes tipos climáticos: 
Clima equatorial: Compreende a estreita faixa próxima ao equador, na Indonésia, Malásia e sul das Filipinas, onde as temperaturas anuais possuem média de 25°C a 26°C. É um clima quente chuvoso, com umidade relativa em torno de 80%.

Locais que possuem clima equatorial
http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/climas_ficheiros/distrib_flores_equat.jpg

Clima temperado: Pertencem a este grupo climático na Ásia a China, o Japão, a Coreia, a Manchúria, a Sibéria centro-meridional e certas áreas da Ásia central. 
Nessas regiões as médias térmicas raramente sobem mais de 20°C e suas estações são bem definidas.  
É influenciada pela maritimidade, contudo é influenciado também pela continentalidade devido a grande extensão territorial asiática. 
Sua vegetação é composta pela floresta temperada caducifólia, cujas folhas da árvore caem no inverno 

Floresta temperada 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7t4vTkgalFdquX0Sx0IamzZGyTNWvruVgEal3eBFH1Y4txaHIl4WSDDIzGdMoSkygMA88KFH-H_1usN0fEcgEdmzo9iKJ0id04SUBkh0I9XUVe3vqcBTtaAtKfOueyZ1vDvwak5Y9YMtM/s1600/paisagem_de_clima_temperado-other.jpg

Clima desértico: As regiões desse clima começam no mar Vermelho, e vai até a Mongólia, onde a disposição do relevo favorece o aparecimento de áreas mais secas. 
É caracterizado por ser seco e quente pela manhã e gélido à noite. Possui temperaturas médias de 35°C a 40°C. 
Os desertos mais ocidentais possuem são arenosos e quentes todo o ano. Os demais são pedregosos, registrando, no inverno, queda de neve, enquanto no verão é muito quente. 
A vegetação é xerófila, resistente à seca.

Deserto
https://c2.staticflickr.com/6/5211/5481349751_7085bd2805_b.jpg


Clima frio e subpolar: O clima subpolar está presente em regiões de elevadas latitudes como na Sibéria, possui invernos longos e rigorosos, a temperatura não passa de 10°C. Os solos estão cobertos por gelo por pelo menos metade do ano. No curto verão há o aparecimento da vegetação tundra. 
Já no clima frio neva durante 3 a 6 meses do ano, e vegetação é a de coníferas. 
Clima subpolar
http://news.bbc.co.uk/media/images/42347000/jpg/_42347557_antartica2_bbc.jpg


Clima mediterrâneo: Típico da Ásia ocidental, com verões secos e quentes e invernos suaves, não muito frio. As precipitações são regulares nas estações frias. 
Sua vegetação é a mata rala, pois sofreu devastação, dando origem a campos para à agricultura.
As vegetações presentes neste clima são florestas densas, heterogêneas e úmidas.

Clima mediterrâneo
http://www.librosvivos.net/smtc/img/clima_mediterraneo.jpg

Clima de monções: É caracterizado por possuir invernos secos e verões chuvosos. Isso ocorre devido as massa de ar que se deslocam do continente para o oceano durante o inverno, já durante o verão elas se deslocam do oceano para o continente.
Esse regime determina as condições climáticas das regiões meridionais e orientais da Ásia.

Massa de ar do clima de monções
http://not1.xpg.uol.com.br/wp-content/uploads/2011/05/asia-de-moncoes-ventos-chuvas.jpg



Leia mais em: 


11 comentários: