sábado, 12 de setembro de 2015

Comércio na Ásia

Acordo de área de livre comércio do sul da Ásia (SAFTA)
Foi alcançado em 6 de janeiro de 2004 em Islamabad, Paquistão. Ele criou uma zona de comércio livre em Bangladesh, Butão, ÍndiaMaldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka.

Países integrantes do SAFTA
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_de_livre_com%C3%A9rcio_do_sul_da_%C3%81sia#/media/File:SAARC.PNG

O acordo de SAFTA entrou em vigor em 1 de janeiro de 2006 e desde então opera após a ratificação do acordo pelos sete governos.
O SAFTA exige que os países em desenvolvimento no sul da Ásia reduzam os direitos aduaneiros até 20% na primeira fase de dois anos, terminada em 2007.
Os países menos desenvolvidos na Ásia do Sul têm mais três anos para reduzir as tarifas à zero. Índia e Paquistão assinaram, mas não ratificaram o Tratado.

O Comércio Marítimo no Sudeste Asiático
A região Ásia-Pacífico pode ser identificada como um centro de comércio, demonstrado pela dimensão das frotas regionais, pelos grandes e pelo número de navios que navegam na região.
O crescimento regional tem provocado uma crescente demanda por contentores e navios para transportar as mercadorias, fazendo aumentar o volume de negócios dos portos regionais e do tráfego marítimo regional, que é estimulado por uma contínua intensificação das trocas comerciais intra e inter-regional.
Cerca de 80% da região do Sudeste Asiático é constituída por mar, as ilhas e penínsulas da região estão situadas entre os oceanos Pacífico e Índico, sendo como uma fronteira para principais artérias de comunicação e comércio mundial.

Sudeste Asiático
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O setor de transporte marítimo que mais tem crescido é o de contentores, o qual a Ásia detém cerca de 60% do global, segundo o “Relatório do transporte marítimo de 2010”.
Outro fator importante, que demonstra a importância da região Ásia-Pacífico no comércio marítimo mundial é o fato de 8 dos 10 portos mais movimentados no mundo estarem localizados na Ásia oriental.

Porto na Ásia oriental
http://www.vencerbarreiras.com/wp-content/uploads/2013/01/porto_de_shangai_china.jpg


Comércio Asiático
A Área de Livre Comércio entre a Associação de Nações do Sudeste Asiático e a China, que pode ser abreviada para ALCAC, é uma zona de livre comércio entre os dez Estados-membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ANSA/ASEAN) e a República Popular da China.

 Países que fazem da ALCAC
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e2/ASEAN%E2%80%93China_Free_Trade_Area.svg/400px-ASEAN%E2%80%93China_Free_Trade_Area.svg.png

O acordo foi firmado em 4 de novembro de 2002 em Phnom Penh, Camboja, com a intenção de criar um espaço de livre comércio entre os onze países a partir de 2010. A área de livre comércio entrou em vigor em 1 de janeiro de 2010, tendo se tornado a maior em termos de população e a terceira em volume de negócios
A zona de livre comércio teve o terceiro maior volume de comércio depois do Espaço Econômico Europeu e do Acordo de Livre Comércio da América do Norte.


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